Utilize com cuidado

Para começar, o óbvio: um relógio mecânico geralmente não é feito para usar enquanto joga ténis ou faz sauna. Para manter o seu relógio em segurança tenha cuidado com a água (enquanto pratica vela ou dança à chuva), com impactos e toques (aos quais o seu relógio está sujeito por exemplo durante um jogo de futebol) e a grandes flutuações de temperatura (não utilize o seu relógio na sauna e preferencialmente também não o use enquanto estiver a apanhar banhos de sol). As correias de couro são sensíveis não só à água como também ao perfume que usa no pulso ou à gordura da comida!



Armazenamento

Nem todas as pessoas compram um relógio para o utilizar: alguns colecionam, outros gostam de os guardar para ocasiões muito especiais. Neste caso é extremamente importante prestar atenção ao local onde guarda o seu relógio. Mantenha-o em segurança, no escuro e num ambiente com temperatura controlada. A humidade pode fazer com que os mecanismos enferrujem e a luz pode desbotar as cores. A última característica, curiosamente, nem sempre é uma desvantagem: em casos excecionais (acontece frequentemente com os relógios Rolex) as cores desbotadas podem tornar um relógio ainda mais cobiçado. Esta característica em particular aumenta o valor de alguns relógios, mas na maioria dos casos é de longe preferível manter o seu relógio afastado da luz. Geralmente a caixa original do relógio é um bom local para o guardar.



Limpe com regularidade

Para manter o seu relógio em bom estado deve limpar o mostrador com cuidado com uma escova de dentes macia e um pouco de água. Geralmente é possível manter uma correia de couro macia encerando-a com regularidade.



Mantenha-o a funcionar

Mantenha o mecanismo em funcionamento: se não pretende utilizar o seu relógio com regularidade, dê corda diariamente para garantir que o óleo não fica seco e não começa a ficar duro. No entanto, deve deixar sempre que a corda acabe para permitir a libertação da tensão. Um movimentador de relógio automático pode ajudá-lo a dar corda regularmente aos relógios movendo o relógio de uma forma que simula o movimento humano, ativando assim o mecanismo de corda automática. Tenha em atenção o momento certo para ajustar a data Nunca acerte as horas do seu relógio mecânico entre as 21h00 e as 3h00 pois isto pode interferir com o mecanismo de alteração da data e prejudicar o relógio.



Assistência

E por último, mas não menos importante, certifique-se de que ocasionalmente leva o seu relógio a um especialista para assistência, caso o pretenda manter em bom estado. Um especialista pode verificar que peças do seu relógio precisam de ser ajustadas e assim impedir que avarie ou venha a apresentar problemas no futuro. Informe sempre o relojoeiro ou o especialista sobre as peças que não queira que sejam substituídas, polidas ou ajustadas no seu relógio vintage. Embora a assistência normal seja necessária para manter o seu relógio a funcionar corretamente, por vezes poderá ser necessária alguma assistência especial. Periodicamente verifique o vidro para confirmar se apresenta danos e esteja atento à condensação no vidro. Se utilizar, guardar e tratar do seu relógio corretamente deverá ter relógio durante muitos anos. Quer acrescentar mais uma maravilha à sua coleção? Visite o nosso catálogo e escolha o seu.

SUBSCREVER NEWSLETTER REGULADORA
Receba em primeira mão as nossas noticias e novidades
Eu aceito
Este website utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao prosseguir com a navegação, está a concordar com a sua utilização. Saiba mais